x
(+351) 967 264 283info@portoarte.pt
PartilharFacebook

Sobre Nós

A IDEIA

 

Este projecto, Porto.arte, começou a tomar forma em 2014 quando surgiu ao proprietário do edifício, um dos mais antigos comerciantes de velharias da cidade, a ideia e a vontade de o recuperar e decorar ao gosto da época, com a intenção de o colocar de seguida ao serviço de quem nos visita desejoso de conhecer a nossa história e a nossa cultura.
Procurar-se-ia preservar os apontamentos da origem e a patine que só o tempo concede. Estas notas acabaram por ficar patentes na configuração das divisões, nas portas, nos puxadores, no jardim, etc.

 

Por outro lado, colocava-se o desafio estrutural de resolver as patologias existentes (algumas só descobertas à posteriori), minimizando alguma demolição e usando materiais e processos construtivos compatíveis a construção original.
Desde logo se considerou imprescindível, para uma utilização racional e confortável, incorporar as funcionalidades/tecnologias da vida contemporânea.
Noutra vertente, também ficou prevista uma atenção especial ao que à decoração iria dizer respeito, por forma a encontrar-se um fino equilíbrio entre a necessária contemporaneidade e o registo antigo.

 

Não sendo a habitação da família a que pertence, é esta que cuida da sua conservação e do acompanhamento pessoal aos hospedes que recebe.